quarta-feira, 14 de março de 2012

Projeto Conhecimento Circulante #2 - Escolha seu livro!


Expliquei no 1º post sobre o Projeto Conheciment Circulante AQUI exatamente do que se trata, mas  eu resumo para você que perdeu:

O projeto é simples e funciona assim: A Daniela, criadora do ´projeto, doa um livro que já foi lido, ou que está parado em casa para você, e você se compromete a doar o livro quando acabar de ler, e transmitir a mesma mensagem! 

Para participar é só mandar um e-mail para conhecimento.circulante@gmail.com, com o seu endereço e o livro que te interessou. Eu aconselho fazer uma listinha com algumas opções, para encurtar o caminho caso sua primeira escolha já tenha sido doada.
Lembrando que é tudo gratuito, inclusive o frete!Agora todos podem ter acesso a livros :)

E não se esqueça, doe o livro para alguém depois que ler! Se não encontrar alguém no seu ciclo próximo, pode mandar de volta para a Daniela, assim ela restitui ele no projeto :)

Não fique com vergonha e escolha seu livro e divulgue!




A Boa Terra - Pearl S. Buck 

Na velha China, anterior à Revolução, uma pobre família de camponeses luta pela posse de seu pedaço de terra. No cenário milenar destaca-se a força e a perseverança de um homem, Wang Lung, um bravo em meio à miséria, à fome, às guerras que encharcaram o solo de sangue e lágrimas. 


A Comédia Humana - William Saroyan 

Uma sequência de quadros simples, cotidianos que emolduram as experiências humanas e de trabalho do adolescente Homero Macauley, estafeta de uma agência postal e telegráfica. Um retrato pungente, poético, de uma pequena cidade da California eo drama de um jovem sensível que se vê de repente chefe de uma família dizimada pela guerra. Algumas das páginas mais tocantes da moderna ficcção americana. 


A leste do Éden Volumes I e II - John Steinbeck 

Conta a história de uma família em suas várias gerações. Fala muito sobre o bem e o mal, fala das relações humanas e da culpa. Faz uma relação com a história de Caim e Abel, sobre o filho bom e o filho mau, sobre o peso de ter que ser perfeito e a culpa de não conseguir e a luta para conquistar o amor. 


A peste - Albert Camus 

Romance que destaca a mudança na vida da cidade de Orã depois que ela é atingida por uma terrível peste, transmitida por ratos, que dizima sua população. Narrado do ponto de vista de um médico envolvido nos esforços para conter a doença, o texto de Albert Camus ressalta a solidariedade, a solidão, a morte e outros temas que auxiliam na compreensão dos dilemas do homem moderno. 

As Brumas de Avalon (3 livros) - Marion Zimmer Bradley 
Guinevere se casou com Artur por determinação do pai, mas era apaixonada por Lancelote. Ela não conseguiu dar um filho e herdeiro para o marido, o que gera sérias conseqüências políticas para o reino de Camelot. Sua dedicação ao cristianismo acaba colocando Artur, e com ele toda a Bretanha, sob a influência dos padres cristãos, apesar de ser juramento de respeitar a velha religião de Avalon. Além da mãe de Artur, Igraine e de Viviane, a Senhora do Lago que é a Grande Sacerdotisa de Avalon, uma outra mulher é fundamental na trama: Morgana, a irmã de Artur. Ela é vibrante, ardente em seus amores e em suas fidelidades, e polariza a história com Guinevere, constituindo-se em a sua grande rival. 


Complexo de Cinderela - Colette Dowling 

A exemplo de muitas mulheres, Colette Dowling foi levada a acreditar que sempre haveria alguém mais forte para protegê-la. Mas, com o fim de seu casamento, ela se deparou com uma nova realidade - agora precisava assumir suas responsabilidades sozinhas e cuidar de si mesma. Esse integrante estudo da psicologia feminina causa, ainda hoje, impacto entre as leitoras. Muitas se reconhecem "cinderelas" ao rejeitar, inconscientemente, suas responsabilidades e ao pensar que a solução de todos os problemas depende de encontrar o seu "príncipe encantado". 


Diário de um Cucaracha - Henfil 

Henfil narra sua passagem pelos Estados Unidos, onde tentou "fazer a América, sonho de todo latinoamericano que se preza" (segundo ele próprio). A obra traz um quadro em que o cartunista relata o choque cultural que experimentou, a reação vigorosa do público americano aos seus personagens, classificados como agressivos e ofensivos. 


Entre assassinatos - Aravind Adiga 

Situadas na década de 80, as 14 histórias desse livro se passam entre os assassinatos entre 2 lideres indianos - Indira Gandhi e seu filho, Rajiv - revivendo o clima político da época. 


Erros irreversíveis - Scott Turow 

Scott Turow - mestre da literatura de tribunais norte-americana, autor de Acima de qualquer suspeita e Ofensas pessoais, entre muitos outros - apresenta neste livro um novo e envolvente personagem, Rommy Gandolph, o Esquilo, indiciado e culpado por um triplo assassinato em 1991. Dez anos depois, ele está no corredor da morte, esperando ser executado quando surge uma nova prova que, além de absolvê-lo, coloca em cheque um julgamento com erros gravíssimos que não podem mais ser escondidos. Suspeitos surgem do passado, novas luzes são lançadas sobre o caso e tanto as carreiras quanto a vida pessoal de todos os envolvidos estão ameaçadas 


Eugenia Grandet - Honoré de Balzac 

Eugênia Grandet (1833), conta a história de um amor frustrado e ao mesmo tempo da falta de adaptação das pessoas à sociedade materialista. Eugênia é filha de um dos maiores avarentos já descritos na literatura. O livro foi tão bem recebido que Balzac se irritava com as críticas positivas 


Grande Hotel - Vicki Baum 

Criaturas frustradas em busca de amor ou de reconhecimento social se cruzam pelos salões de um hotel de luxo: Grusinskaia, uma bailarina russa em decadência; o jovem aristocrata inescrupuloso que tenta enganá-la; Kringelein, um modesto empregado de escritório que decide viver perigosamente os últimos dias de sua vida. Tramas paralelas e almas em conflito num romance imortal 


Grandes esperanças - Charles Dickens 

Pip é um menino simples e obediente. Sua vida se transforma quando começa a freqüentar a mansão da senhora Havishan, onde vive a linda Estella. Ele passa a acreditar que o mundo em que antes vivia não era bom. Pip terá a oportunidade de mudar de vida. Saberá aproveitá-la bem? 

Henderson, o rei da chuva - Saul Bellow 
Henderson, um milionário de aspecto rude e violento, criador de porcos, parte para a África em busca de felicidade e do sentido da vida. Entre os nativos, sua busca se esclarece, enquanto caça leões, arrebenta sapos, produz milagres, encontra um rei filósofo e descobre o que procurava. A obra foi comparada a "Os Irmãos Karamazov", e assim como em Dostoievski, o autor movimenta seu personagem através de situações de diálogos. Ao fim, ele se descobre mas próximos dos primitivos africanos que de seus compatriotas 


Heróis Comuns - Scott Turow 

Scott Turow deixa de lado as tramas dos tribunais e envereda em um romance inspirado na história de seu pai, que serviu como médico na Segunda Guerra Mundial. As impressões de guerra sempre estiveram marcadas na família Dubinsky. O pequeno Stewart cresceu com a imagem do pai combatendo junto aos Aliados. Nos recantos da memória, pôde vislumbrar o jovem soldado David resgatando a futura esposa dos horrores do campo de concentração. Entretanto, quando Stewart encontra, após a morte do pai, um maço de cartas dos tempos do front, descobre um homem até então desconhecido, que sempre se recusou a falar dos tempos de guerra. 


História de um trágico amor - Judith Ribeiro de Assis 

Rio de Janeiro, 1909, um acontecimento comove a Velha República e agita a sociedade carioca - Euclides da Cunha tenta matar o amante de sua esposa e, no duelo, é morto a tiros. Sete anos mais tarde, o filho de Euclides tenta vingar a morte do pai e também é morto por Dilermando de Assis. Este depoimento de Judith Ribeiro de Assis, filha de Anna de Assis e Dilermando, ao jornalista Jeferson de Andrade, tenta resgatar a imagem da mãe e dá contornos de lucidez à fatalidade. 


Histórias Brasileiras de Verão - Luis Fernando Veríssimo 

Um dos escritores mais talentosos do país apresenta aqui seus melhores textos sobre o obscuro território de nossas relações cotidianas. Neste volume, estão reunidas as melhores crônicas sobre a nossa classe média. As férias de sol, sal e chuva. A vida boêmia. As grandes paixões e infidelidades. As tias. As primas. O sexo. São retratos divertidos, captados pelo olhar atento de quem consegue, como nenhum outro escritor da atualidade, contar as histórias que preferimos esconder. 


Horizonte Perdido - James Hilton 

Após uma aterrissagem forçada em meio às remotas montanhas do Tibete, quatro ocidentais são levados para Shangri-la, um enigmático mosteiro de monges budistas onde reinam a paz e a sabedoria. Neste paraíso perdido eles irão aprender uma nova maneira de ver a realidade, baseada em auto-conhecimento, comedimento e contemplação. Aos poucos, os quatro protagonistas vão entendendo quão estéreis são os excessos e o ritmo de vida frenético do ocidente. 


Ícone - Frederick Forsyth 

O presidente sofreu um colapso em sua limusise, longe demais de qualquer ajuda para ser salvo, e um velho faxineiro roubou um documento. Depois disso, nada mais seria igual. Era o verão de 1999. 


Livia ou Enterrada Viva - Lawrence Durrell 

Jogos sexuais e complexidade psicologica dos personagens marcantes contracenam com a quebra de tabus e com o erotismo. 


Luísa (uma quase história de amor) - Maria Adelaide Amaral 

A história, ambientada em São Paulo nas décadas de 1960 e 1970, expõe o perfil da protagonista Luísa a partir do ponto de vista de cinco personagens - o amigo homossexual, um apaixonado platônico, seu ex-amante, a amiga militante e o ex-marido. Vencedor do Prêmio Jabuti. O livro inspirou a peça “De braços abertos”. 


Marketing de Varejo - Eliane de Castro Bernardino 

O livro apresenta e discute os conceitos fundamentais do marketing de varejo, em especial o varejo que opera em loja. Trata, entre outros temas, de conceitos básicos e dos elementos que compõem o varejo, o panorama atual e as principais tendências do setor; os mais importantes formatos de varejo e os atributos utilizados para a sua classificação; trata, ainda, da estratégia de varejo, destacando oportunidades e vantagens competitivas num empreendimento varejista. 


Martin Eden - Jack London 

História de um marinheiro e escritor em busca de reconhecimento e fama. Quando chega à cidade grande, apaixona-se por uma moça rica que o despreza pela sua condição. Mas, quando a situação se reverte e a fama e a riqueza chegam ao jovem, é ela quem quer a reaproximação. Porém, Martin já não acredita mais na possibilidade de ser feliz em uma sociedade preconceituosa e intolerante 


Mas não se mata cavalo? - Horace McCoy 

A depressão econômica da década de 1930 nos Estados Unidos fez as pessoas tomarem medidas drásticas para sobreviver. Popularizaram-se no país as maratonas de dança. Em um período de fome e desespero, parecia uma maneira simples de ganhar um dinheirinho. Mas tais concursos escondiam uma agressividade e uma violência social usualmente não associadas aos salões de dança. Neste livro, Horace McCoy apresenta Robert Syverten e Gloria Beatty, duas pessoas sem perspectiva alguma, que decidem participar de uma maratona de dança achando que, assim, granjearão alguma oportunidade de trabalho em Hollywood. 


Memória de um sargento de milícias - Manuel Antonio de Almeida 

Duas forças de tensão movem os personagens do romance: ordem e desordem, que se revelarão características profundas da sociedade colonial. Leonardo, o futuro sargento de milícias, filho de Leonardo-Pataca e de Maria-da-Hortaliça, é o resultado das pisadelas, beliscões e outros atos similares praticados pelo casal de imigrantes portugueses durante a travessia do Atlântico rumo ao Rio de Janeiro. 


Memórias de Lord Byron - Robert Nye 

Este Livro é um romance. O texto cuidadosamente pesquisado durante vários anos, recuperando a verdadeira voz do mais enigmático dos românticos. Um homem condenado por uma crítica puritana e até por alguns amigos como "louco, malévolo e indigno de ser conhecido", mas que em pleno século XVIII conseguira a proeza de esgotar edições de 10 mil exemplares de seus livros de poesias em menos de uma semana. O Byron que surge é um personagem mais simpático (apesar de cheio de defeitos) do que aquele que aparece nas biografias ortodoxas. 


Mitos e lendas do Japão - Cecília Casas 

Compilação de mitos e lendas japonesas 


Naná - Émile Zola 

Naná descreve a trajetória da filha de uma lavadeira que, corrompida na adolescência, transforma-se na mais poderosa cortesã do Segundo Império francês. Escrito em 1880, provavelmente este seja o romance mais popular de Émile Zola, e um dos perfis de mulher mais explorados pelo cinema e pela literatura; 


O apelo da selva - Jack London 

Emocionante história de um cão que retorna à vida selvagem. Obrigado pelas circunstâncias a voltar ao seio da floresta, passa a viver entre lobos. Seu ladrido familiar e doméstico acaba por se transformar num "grito inarticulado da luta pela vida". Com esse insólito personagem, Jack London desvendou aos mecanizados americanos do começo do século o acre e áspero odor do instinto e da vida em plena natureza. 


O brasileiro voador - Márcio Souza 

Trata-se de uma novela contada com discreta inflação de sentimentos, e profusão de imagens e metáforas, onde os leitores conheceram as desventuras de um brasileiro chamado Alberto Santos Dumont. 


O carnê dourado Volumes I e II - Doris Lessing 

Romance de vanguarda, uma história de mulheres sem marido em consequência de fracassos matrimoniais. É simultaneamente, um tratado político e uma história de colapso mental. 


O coração é um caçador solitário - Carson McCullers 

Numa cidadezinha do sul dos Estados Unidos, no final dos anos 1930, os efeitos da Grande Depressão ainda se fazem sentir. Personagens como Biff Brannon, dono do restaurante que nunca fecha na cidade; a garota Mick, forçada a passar abruptamente da infância à idade adulta; o agitador marxista Jake Blount; o médico negro Benedict Copeland, que atende de graça os pacientes pobres e luta pela emancipação racial, enfrentam, além da carência material, o flagelo da solidão e da incomunicabilidade 


O Cristo recrucificado - Nikos Kazantzakis 

Romance grego. Em Lycovrissi na Anatólia, onde uma população de gregos ortodoxos vive sob o dominio de uma agá turco, um antigo costume exige que, de sete em sete anos, sejam escolhidos aqueles que farão reviver a paixão de Cristo, na semana santa, então, os que são dignos de encarnar três apóstolos e o Cristo 


O dia do Curinga - Jostein Gaarder 

A história de Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. Um livro misterioso transformará a viagem do garoto numa autêntica iniciação à busca do conhecimento 


O grupo - Mary McCarthy 

A vida de um grupo de jovens formados pelo Vassar College - uma das mais caras e exclusivas universidades para moças nos Estados Unidos. A brusca ruptura de um mundo fácil, alienado, para uma realidade amarga, sem ilusões, repleta de frustrações. As várias experiências de iniciação sexual, o casamento, a maternidade, as relações ilícitas, as depressões e a morte 


O homem que conheceu o amor - Affonso Romano de Sant'Anna 

O homem que conheceu o amor trata dos mais variados temas: a angustiante espera dos apaixonados, Goiânia radioativa, a morte de Henfil, Carlos Drummond de Andrade e Michel Foucault e a paixão são alguns dos tópicos que aborda nas setenta e duas crônicas aqui reunidas por esse prosador, cuja carreira assinala polêmica e êxito. 


O inocente - John Grisham 

Em 1971, Ron Williamson era o melhor jogador de beisebol de Oklahoma. Com personalidade forte e um talento inato para os esportes, Williamson estava em ascensão. Ao mesmo tempo em que ganhava notoriedade por belas jogadas, ficava famoso por beber demais, usar drogas e envolver-se com muitas mulheres. O comportamento, junto com um braço lesionado, acabou lhe custando a carreira.. 


O jogo da amarelinha Volumes I e II - Julio Cortazar 

“O Jogo da Amarelinha" é um labirinto literário no qual Cortázar discute os questionamentos do homem diante de seu destino, conflitos, dúvidas e paixões. Dividido em três partes, pode ser lido de diversas formas. Cada leitor cria o seu próprio livro e ritmo 


O Júri - John Grisham 

Neste thriller, John Grisham volta a mostrar, de forma chocante, um sistema judicial extremamente corrupto, onde suborno, chantagem e arrombamento são os recursos mais utilizados para a obtenção da vitória. O tema é duplamente atual: além de falar da manipulação do júri, trata de um dos assuntos que mais preocupam a sociedade americana no momento - o fumo. Até onde vai o poder de um júri e a independência dos jurados durante um julgamento? 


O Noviço (adaptação) - - Martins Pena 

O Noviço é uma dessas comédias de costumes que, sem rodeios ou sofisticações nas falas e nas situações, apresenta a história de Carlos, rapaz endiabrado, que é enviado a um convento por decisão de sua tia e tutora. Não tendo vocação para a vida religiosa e apaixonado pela prima Emília, Carlos foge do convento e se dedica a desmascarar o ambicioso Ambrósio Nunes, segundo marido de sua tia. 


O primo Basilio - Eça de Queirós 

Eça de Queirós traça um retrato pormenorizado da tradicional família da média burguesia de Lisboa. O livro narra a história de Luísa, jovem sonhadora e leitora de romances, que se envolve com seu primo e primeiro amor, Basílio, enquanto o marido, Jorge, viaja a negócios.. 


O Príncipe - Maquiavel 

O Príncipe, escrito em 1513, é um livro polêmico, perigoso e revolucionário. É um manual para a ação. É a obra-prima de Maquiavel. Maquiavel é considerado o ´pai´ da ciência política, e seus textos são estudados e analisados em escolas e universidades de todo o mundo. Nenhum político, empresário, governante ou líder pode permitir-se ignorar os ensinamentos de Maquiavel. Ninguém mais útil do que ele para nos orientar para nossa verdadeira condição humana - seres livres. Maquiavel inaugurou um novo modo de pensar para a humanidade. 


O Punho de Deus - Frederick Forsyth 

Só depois de ler O Punho de Deus é que o leitor ficará sabendo por que os Aliados não avançaram até Bagdá nem eliminaram Saddam Hussein; por que a invasão por terra foi adiada; quem realmente destruiu a ameaça dos Scuds lançados contra Israel; quem era o espião dentro do círculo de Saddam; e por que ele acreditava que podia vencer e por isso se recusou a sair do Kuwait. Nenhum desses fatos jamais foi revelado...até agora. 


O repouso do guerreiro - C. Rochefort 

A história de Geneviève e sua mórbida paixão por Renaud, um alcoólatra inveterado. A submissão a um amor sem limites que a desespera, aniquila e, finalmente, a destrói. A sensação de vertigem, de flutuação acima de um despenhadeiro, que marca o espírito de Geneviève, e a lucidez com que ela aceita o aviltamento provocam no leitor um estado de expectativa que testemunha a habilidade literária da autora. 


O retrato de Dorian Gray (adaptação) - Oscar Wilde 

Dorian não podia aceitar que o tempo destruísse sua juventude e beleza física. Frente a seu retrato, desejou que apenas o quadro guardasse as marcas do tempo e as cicatrizes de sua alma perversa. O retrato de Dorian Gray é a obra-prima de Oscar Wilde e um dos mais notáveis clássicos da literatura mundial. Um livro que, sob muitos aspectos, inaugura o moderno romance fantástico, refletindo, poética e intensamente, paixões, conflitos e terrores do espírito humano. 


Odisséia (adaptação) – Homero 

Sequencia de Iliada, conta a história da volta de Ulisses à sua terra natal, Ítaca, após ardente luta contra a cidade de Tróia. Sendo aguardado por seu filho, Telemaco, e sua fidelissima esposa Penelope, é sempre protegido por Palas Atenas. Incontáveis são os desafios e aprovações que o herói grego tem de enfrentar até regressar a sua pátria. Sereias, ciclopes, deuses, essa narrativa é sem dúvida um grande marco de toda a literatura épica ocidental. 


Ofensas pessoais - Scott Turow 

Robert Feaver é um advogado muito bem sucedido que se mete em uma grande encrenca: é flagrado subornando juízes em Kindle County. Para sua Sorte, ele não é jogado direto na cadeia. Transforma-se em joguete nas mãos dos policiais... 


Otelo (adaptação) - William Shakespeare 

Toda história gira em torno da traição e da inveja. Inicia-se com Lago, alferes de Otelo, tramando com Rodrigo uma forma de contar a Brabâncio, rico senador de Veneza, que sua filha, a gentil Desdêmona, tinha se casado com Otelo. Lago queria vingar-se do general Otelo porque ele promoveu Cássio, jovem soldado florentino e grande intermediário nas relações entre Otelo e Desdêmona, ao posto de tenente. Esse ato deixou Lago muito ofendido, uma vez que acreditava que as promoções deveriam ser obtidas "pelos velhos meios em que herdava sempre o segundo o posto do primeiro" e não por amizades. 


Palimpsesto - Gore Vidal 

As memórias dos primeiros quarenta anos de vida do escritor Gore Vidal estão registrados e agora revelados no livro Palimpsesto. O livro foi escrito na casa onde Gore Vidal mora há mais de 30 anos, na costa da Itália. É lá que ele desfia suas lembranças do passado, da infância em Washington, na casa do avô T.P. Gore - o ex-senador de Oklahoma -, a convivência exasperadora com sua mãe, Nina. Suas memórias enfocam ainda os tempos de colégio em St. Albans e Exeter, o exército e a Segunda Guerra, a efervescência cultural de Nova York, Londres, Roma e Paris nos anos 40 e 50, o sexo na era da promiscuidade, e sua campanha política no Congresso em 1960 


Pássaros feridos - Colleen McCullough 

Pássaros Feridos conta a história da família Clearys. Tem início no começo do século 20, quando Paddy Cleary leva a esposa, Fiona, e os sete filhos do casal para Drogheda, uma fazenda de criação de carneiros, de propriedade de sua autocrática irmã mais velha, viúva e sem filhos, e termina meio século depois, quando a única sobrevivente da terceira geração começa a viver o seu grande amor. As figuras centrais dessa história são a indômita Meggie, única filha do casal Cleary, e o homem que ela ama, o belo e ambicioso padre Ralph de Bricassart 


Por que os homens casam com as mulheres poderosas? - Sherry Argov  

A autora ensina como irradiar autoconfiança para as mulheres conseguirem o amor e o respeito que merecem. Dotado de um novo capítulo com cartas de leitoras e dicas sobre como controlar melhor as emoções, o livro é um manifesto direto e sarcástico que mostra ao público feminino como transformar um relacionamento sem compromisso em algo realmente sério. 


Sem olhos em Gaza - Huxley 

O título deste romance deriva de um verso de John Milton (1608-1674) - um poeta cego - que na tragédia Samson Agonistes descreve a personagem bíblica Sansão como "sem olhos em Gaza, no moinho com os escravos". Huxley escolhe esse verso como epígrafe e título de seu romance numa alusão ao tema da obra, que é um retrato sem contemplações da espécie humana, aterrador e fascinante pela vaidade e pela alienação transparentes em sua conduta e valores. 


Sem perdão - Frederick Forsyth 

Homens ricos e poderosos, apaixonados por mulheres lindas e inacessíveis. Homens humildes, massacrados pelo tédio de uma vida desprovida de emoções. Homens solitários, à espera da morte próxima e inevitável... Homens que descobrem a necessidade de lutar. Fazer alguma coisa... romper com o mundo, nem que seja de forma violenta e definitiva. 


Sempre serás lembrada - Josué Montello 

O livro conta a história do jovem Aluísio, que, de volta a São Luís do Maranhão, depois de estudar na Europa, não consegue esquecer o relacionamento apaixonado que viveu com uma colega de classe. O homem que olha sua cidade natal é bem diferente do menino que partiu para o exterior: se vê angustiado pela saudade da amada, contemplativo diante de uma cidade que se moderniza e preocupado em ajudar um amigo de infância que passa por dificuldades no casamento. Josué Montello (1917-2006) foi um dos melhores escritores brasileiros do século XX. 


Single & Single - John Le Carré 

Um advogado da Single & Single é morto na Turquia. Um animador de festas infantis precisa explicar ao banco a origem de um depósito milionário. Um navio russo é apreendido no Mar Negro. Um financista londrino desaparece. Eventos aparentemente desconexos que o autor amarra em mais um romance antológico. 


Tipo Assim - Kledir Ramil 

O homem é um tremendo cronista, uma verdadeira revelação neste gênero visceralmente brasileiro, que deu, em nosso país, uma gama de nomes famosos de vão de Rubem Braga a Luiz Fernando Verissimo. Pois é a este time que o Kledir Ramil acaba de se incorporar. E o faz graças a um enorme talento e um não menor humor. É tanto talento que a gente até se sente na obrigação de reclamar: Precisava ser tão talentoso assim, esse cara? 


Três amores - A. J. Cronin 

Lucy Moore, uma esposa dedicada e feliz, vê subitamente ruir toda a segurança de seu lar com o aparecimento de outra mulher. Embora consiga enfrentar a tempestade inicial, o destino lhe reserva um destino mais cruel. Contudo, ela heroicamente prossegue em busca do seu verdadeiro amor enquanto caminha para a sua última e mais trágica descoberta. 


Um gosto e seis vinténs - W.Somerset Maugham 

O narrador de Um Gosto e Seis Vinténs conhece uma mulher que gosta de receber em sua casa, artistas. O marido dessa mulher a abandona repentinamente e ela pede para o nosso protagonista procurá-lo. Ele fica intrigado com a personalidade desse homem frio, egoísta e passa a acompanhar sua trajetória. Esse marido larga a mulher porque resolve pintar, mas não quer vender seus quadros, quer pintar porque quer pintar. Passa a viver na mais absoluta miséria, mas continua grosseiro e egoísta. Interessantíssima obra! 


Viagem ao centro da Terra - Julio Verne 

Para o excêntrico Professor Otto Lidenbrock, encontrar um manuscrito antigo dentro de um livro raro não é um simples acaso. É um desafio. Principalmente quando descobre que esse manuscrito é, na verdade, um roteiro escrito por Arne Saknussemm, célebre cientista islandês do século XVI, para uma das mais insólitas aventuras: uma viagem ao centro da Terra. Na companhia do seu inteligente sobrinho Axel e de Hans, o corajoso guia, Lidenbrock parte em busca dos segredos das profundezas do planeta, onde nossos aventureiros deparam com rios de lava e criaturas pré-históricas, entre outras surpresas dessa fantástica jornada. 


Viagens no Scriptorium - Paul Auster 

Fechado num pequeno quarto e vigiado o tempo todo por câmeras e microfones, um homem de certa idade busca reconstituir sua memória. Ele não sabe onde está —hospital, prisão, asilo? — e muito menos o que faz ali. Todos os dias recebe a visita de uma enfermeira que lhe desperta lembranças imprecisas e dolorosas e, mais esporadicamente, de um ex-policial.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...