quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Projeto Conhecimento Circulante (de doação de livros)

Vocês conhecem o Projeto Conhecimento Circulante?
Não?

Calma, calma, eu vou falar sobre ele, e se você gosta de ler, não pode perder essa dica!

Faz algum tempo, conheci através do Blog Sapatinho de Cristal, o Projeto Conhecimento Circulante, criado pela Daniela Euzebio.

O projeto é simples e funciona assim: A Daniela, doa um livro que já foi lido, ou que está parado em casa para você, e você se compromete a doar o livro quando acabar de ler, e transmitir a mesma mensagem!

Quando soube, achei que era bom demais para ser verdade, mas é exatamente pessoas com idéias assim que fazem a diferença né?

Eu já recebi 2 livros, e já doei um, o outro ainda não li (assim que ler, vou doar também!) 
Eu acredito muito nesse projeto, tenho grande admiração pela Daniela apesar de ter trocado apenas alguns e-mails com ela, e a partir de agora vou divulgar aqui os livros do projeto que estão para doação.

Para participar é só mandar um e-mail para daniela.euzebio@gmail.com, com o seu endereço e o livro que te interessou. Eu aconselho fazer uma listinha com algumas opções, para encurtar o caminho caso sua primeira escolha já tenha sido doada.
Lembrando que é tudo gratuito, inclusive o frete!Agora todos podem ter acesso a livros :)


E não se esqueça, doe o livro para alguém depois que ler! Se não encontrar alguém no seu ciclo próximo, pode mandar de volta para a Daniela, assim ela restitui ele no projeto :)

Vamos a lista?
________________________________________________________________________________________



A Boa Terra - Pearl S. Buck
Na velha China, anterior à Revolução, uma pobre família de camponeses luta pela posse de seu pedaço de terra. No cenário milenar destaca-se a força e a perseverança de um homem, Wang Lung, um bravo em meio à miséria, à fome, às guerras que encharcaram o solo de sangue e lágrimas.

A Comédia Humana - William Saroyan
Uma sequência de quadros simples, cotidianos que emolduram as experiências humanas e de trabalho do adolescente Homero Macauley, estafeta de uma agência postal e telegráfica. Um retrato pungente, poético, de uma pequena cidade da Califórnia e o drama de um jovem sensível que se vê de repente chefe de uma família dizimada pela guerra. Algumas das páginas mais tocantes da moderna facção americana.

A Leste do Éden Volumes I e II - John Steinbeck
Conta a história de uma família em suas várias gerações. Fala muito sobre o bem e o mal, fala das relações humanas e da culpa. Faz uma relação com a história de Caim e Abel, sobre o filho bom e o filho mau, sobre o peso de ter que ser perfeito e a culpa de não conseguir e a luta para conquistar o amor.

A Peste - Albert Camus
Romance que destaca a mudança na vida da cidade de Orã depois que ela é atingida por uma terrível peste, transmitida por ratos, que dizima sua população. Narrado do ponto de vista de um médico envolvido nos esforços para conter a doença, o texto de Albert Camus ressalta a solidariedade, a solidão, a morte e outros temas que auxiliam na compreensão dos dilemas do homem moderno.

Acima de qualquer suspeita - Scott Turow
Acima de qualquer suspeita, thriller de tribunal com a marca inconfundível de Scott Turow, foi o primeiro best seller do autor. Carolyn Polhemus, bela, sensual e ambiciosa advogada, é brutalmente assassinada – este crime seria apenas mais um caso de rotina para o promotor público Rusty Sabich, não fosse a vítima seu antigo romance. Além da tarefa ingrata de conduzir as investigações, pesa sobre o promotor a sensação de comprometimento pela aventura amorosa com Carolyn. E é este detalhe que provoca sérias desconfianças em relação a Rusty, que passa a ser o principal suspeito.





Diário de um cucaracha - Henfil
Henfil narra sua passagem pelos Estados Unidos, onde tentou "fazer a América, sonho de todo latinoamericano que se preza" (segundo ele próprio). A obra traz um quadro em que o cartunista relata o choque cultural que experimentou, a reação vigorosa do público americano aos seus personagens, classificados como agressivos e ofensivos.

Grande Hotel - Vicki Baum
Criaturas frustradas em busca de amor ou de reconhecimento social se cruzam pelos salões de um hotel de luxo: Grusinskaia, uma bailarina russa em decadência; o jovem aristocrata inescrupuloso que tenta enganá-la; Kringelein, um modesto empregado de escritório que decide viver perigosamente os últimos dias de sua vida. Tramas paralelas e almas em conflito num romance imortal

Henderson, o rei da chuva - Saul Bellow
Henderson, um milionário de aspecto rude e violento, criador de porcos, parte para a África em busca de felicidade e do sentido da vida. Entre os nativos, sua busca se esclarece, enquanto caça leões, arrebenta sapos, produz milagres, encontra um rei filósofo e descobre o que procurava. A obra foi comparada a "Os Irmãos Karamazov", e assim como em Dostoievski, o autor movimenta seu personagem através de situações de diálogos. Ao fim, ele se descobre mais próximos dos primitivos africanos que de seus compatriotas

História de um trágico amor - Judith Ribeiro de Assis
Rio de Janeiro, 1909, um acontecimento comove a Velha República e agita a sociedade carioca - Euclides da Cunha tenta matar o amante de sua esposa e, no duelo, é morto a tiros. Sete anos mais tarde, o filho de Euclides tenta vingar a morte do pai e também é morto por Dilermando de Assis. Este depoimento de Judith Ribeiro de Assis, filha de Anna de Assis e Dilermando, ao jornalista Jeferson de Andrade, tenta resgatar a imagem da mãe e dá contornos de lucidez à fatalidade.

Livia ou Enterrada Viva - Lawrence Durrell
Jogos sexuais e complexidade psicologica dos personagens marcantes contracenam com a quebra de tabus e com o erotismo.


Martin Éden - Jack London
História de um marinheiro e escritor em busca de reconhecimento e fama. Quando chega à cidade grande, apaixona-se por uma moça rica que o despreza pela sua condição. Mas, quando a situação se reverte e a fama e a riqueza chegam ao jovem, é ela quem quer a reaproximação. Porém, Martin já não acredita mais na possibilidade de ser feliz em uma sociedade preconceituosa e intolerante

Mas não se mata cavalo? - Horace McCoy
A depressão econômica da década de 1930 nos Estados Unidos fez as pessoas tomarem medidas drásticas para sobreviver. Popularizaram-se no país as maratonas de dança. Em um período de fome e desespero, parecia uma maneira simples de ganhar um dinheirinho. Mas tais concursos escondiam uma agressividade e uma violência social usualmente não associadas aos salões de dança. Neste livro, Horace McCoy apresenta Robert Syverten e Gloria Beatty, duas pessoas sem perspectiva alguma, que decidem participar de uma maratona de dança achando que, assim, granjearão alguma oportunidade de trabalho em Hollywood

Memórias de um sargento de milícias -  Manuel Antonio de Almeida
Duas forças de tensão movem os personagens do romance: ordem e desordem, que se revelarão características profundas da sociedade colonial. Leonardo, o futuro sargento de milícias, filho de Leonardo-Pataca e de Maria-da-Hortaliça, é o resultado das pisadelas, beliscões e outros atos similares praticados pelo casal de imigrantes portugueses durante a travessia do Atlântico rumo ao Rio de Janeiro.

Memórias de Lord Byron - Robert Nye
Este Livro é um romance. O texto cuidadosamente pesquisado durante vários anos, recuperando a verdadeira voz do mais enigmático dos românticos. Um homem condenado por uma crítica puritana e até por alguns amigos como "louco, malévolo e indigno de ser conhecido", mas que em pleno século XVIII conseguira a proeza de esgotar edições de 10 mil exemplares de seus livros de poesias em menos de uma semana. O Byron que surge é um personagem mais simpático (apesar de cheio de defeitos) do que aquele que aparece nas biografias ortodoxas.

Mitos e lendas do Japão - Cecília Casas
Compilação de mitos e lendas japonesas


Nana - Émile Zola
Naná descreve a trajetória da filha de uma lavadeira que, corrompida na adolescência, transforma-se na mais poderosa cortesã do Segundo Império francês. Escrito em 1880, provavelmente este seja o romance mais popular de Émile Zola, e um dos perfis de mulher mais explorados pelo cinema e pela literatura;

O advogado - John Grisham
Uma história centrada em Michael - profissional talentoso da gigantesca firma de advogados Drake & Sweeney, que num prazo de três anos se tornaria sócio. Porém, um encontro violento com um sem-teto e uma investigação fez com que ele descobrisse um segredo terrível; Um segredo relacionado com a poderosa Drake & Sweeney. Ele sai da firma e leva um arquivo ultra-secreto... e se torna um ladrão.

O apelo da selva - Jack London
Emocionante história de um cão que retorna à vida selvagem. Obrigado pelas circunstâncias a voltar ao seio da floresta, passa a viver entre lobos. Seu ladrido familiar e doméstico acaba por se transformar num "grito inarticulado da luta pela vida". Com esse insólito personagem, Jack London desvendou aos mecanizados americanos do começo do século o acre e áspero odor do instinto e da vida em plena natureza.

O Ateneu - Raul Pompéia
A ação deste livro transcorre no ambiente fechado e corrupto de um internato. A narração é feita por Sérgio, um ex-aluno da escola. As recordações e impressões que marcaram sua vida durante os anos que passou no Ateneu constituem a matéria do
romance. O mundo da escola é sempre visto e reproduzido a partir da perspectiva particular de Sérgio.

O carnê dourado Volumes I e II - Doris Lessing
Romance de vanguarda, uma história de mulheres sem marido em consequência de fracassos matrimoniais. É simultaneamente, um tratado político e uma história de colapso mental.


O coração é um caçador solitário - Carson McCullers
Numa cidadezinha do sul dos Estados Unidos, no final dos anos 1930, os efeitos da Grande Depressão ainda se fazem sentir. Personagens como Biff Brannon, dono do restaurante que nunca fecha na cidade; a garota Mick, forçada a passar abruptamente da infância à idade adulta; o agitador marxista Jake Blount; o médico negro Benedict Copeland, que atende de graça os pacientes pobres e luta pela emancipação racial, enfrentam, além da carência material, o flagelo da solidão e da incomunicabilidade

O Cristo recrucificado - Nikos Kazantzakis
Romance grego. Em Lycovrissi na Anatólia, onde uma população de gregos ortodoxos vive sob o domínio de uma agá turco, um antigo costume exige que, de sete em sete anos, sejam escolhidos aqueles que farão reviver a paixão de Cristo, na semana santa, então, os que são dignos de encarnar três apóstolos e o Cristo

O dia do Curinga - Jostein Gaarder
A história de Hans-Thomas e seu pai, que cruzam a Europa, da Noruega à Grécia, à procura da mulher que os deixou oito anos antes. Um livro misterioso transformará a viagem do garoto numa autêntica iniciação à busca do conhecimento

O grupo - Mary McCarthy
A vida de um grupo de jovens formados pelo Vassar College - uma das mais caras e exclusivas universidades para moças nos Estados Unidos. A brusca ruptura de um mundo fácil, alienado, para uma realidade amarga, sem ilusões, repleta de frustrações. As várias experiências de iniciação sexual, o casamento, a maternidade, as relações ilícitas, as depressões e a morte

O inocente - John Grisham
Em 1971, Ron Williamson era o melhor jogador de beisebol de Oklahoma. Com personalidade forte e um talento inato para os esportes, Williamson estava em ascensão. Ao mesmo tempo em que ganhava notoriedade por belas jogadas, ficava famoso por beber demais, usar drogas e envolver-se com muitas mulheres. O comportamento, junto com um braço lesionado, acabou lhe custando a carreira..


O jardineiro fiel - John Le Carré
Conhecida como a Princesa Diana dos pobres africanos, Tessa é uma raridade - uma advogada que acredita na justiça. Durante uma missão misteriosa, a jovem inglesa é assassinada brutalmente perto do Lago Trukuna, no norte do Quênia. Seu companheiro de viagem, um médico que trabalha junto a ONGs internacionais desaparece da cena do crime sem deixar vestígios

O júri - John Grisham
Neste thriller, John Grisham volta a mostrar, de forma chocante, um sistema judicial extremamente corrupto, onde suborno, chantagem e arrombamento são os recursos mais utilizados para a obtenção da vitória. O tema é duplamente atual: além de falar da manipulação do júri, trata de um dos assuntos que mais preocupam a sociedade americana no momento - o fumo. Até onde vai o poder de um júri e a independência dos jurados durante um julgamento?

O repouso do guerreiro - C. Rochefort
A história de Geneviève e sua mórbida paixão por Renaud, um alcoólatra inveterado. A submissão a um amor sem limites que a desespera, aniquila e, finalmente, a destrói. A sensação de vertigem, de flutuação acima de um despenhadeiro, que marca o espírito de Geneviève, e a lucidez com que ela aceita o aviltamento provocam no leitor um estado de expectativa que testemunha a habilidade literária da autora.

O senhor embaixador - Érico Veríssimo
Na pequena ilha de Sacramento, república imaginária no Caribe, explode uma revolução. Don Gabriel Heliodoro Alvarado, embaixador em Washington e compadre do tirano, volta ao país natal para defender seu amigo contra as forças rebeldes. Mas os guerrilheiros comunistas triunfam e prendem o Senhor Embaixador, figura que é a expressão do típico caudilho.Primeiro livro de Erico Verissimo.

O ultimo jurado - John Grisham
The Ford County Times, entrou em falência. Para surpresa e desânimo de muitos, sua posse foi assumida por um cara de 23 anos especialista em cabular aulas na faculdade, chamado Willie Traynor. O futuro do papel parecia sombrio até que uma jovem mãe foi brutalmente estuprada e assassinada por um membro da notória família Padgitt. Willie Traynor reportou todos os horrendos detalhes e seu jornal começou a prosperar. O assassino, Danny Padgitt, havia sido julgado antes numa corte judicial em Clanton, Misissipi. O julgamento teve um final assustador e dramático quando o réu ameaçou vingança contra os jurados se eles o condenassem. Não obstante, eles acharam-no culpado, e ele foi condenado à vida em prisão.


Ofensas pessoais - Scott Turow
Robert Feaver é um advogado muito bem sucedido que se mete em uma grande encrenca: é flagrado subornando juízes em Kindle County. Para sua Sorte, ele não é jogado direto na cadeia. Transforma-se em joguete nas mãos dos policiais...

Pássaros feridos - Colleen McCullough
Pássaros Feridos conta a história da família Clearys. Tem início no começo do século 20, quando Paddy Cleary leva a esposa, Fiona, e os sete filhos do casal para Drogheda, uma fazenda de criação de carneiros, de propriedade de sua autocrática irmã mais velha, viúva e sem filhos, e termina meio século depois, quando a única sobrevivente da terceira geração começa a viver o seu grande amor. As figuras centrais dessa história são a indômita Meggie, única filha do casal Cleary, e o homem que ela ama, o belo e ambicioso padre Ralph de Bricassart

Quem mexeu no meu queijo para jovens - Spencer Johnson
A parábola do queijo foi adaptada à realidade dos jovens, que convivem com mudanças em ritmo ainda mais vertiginoso que o dos mais velhos.

Sem olhos em Gaza - Huxley
O título deste romance deriva de um verso de John Milton (1608-1674) - um poeta cego - que na tragédia Samson Agonistes descreve a personagem bíblica Sansão como "sem olhos em Gaza, no moinho com os escravos". Huxley escolhe esse verso como epígrafe e título de seu romance numa alusão ao tema da obra, que é um retrato sem contemplações da espécie humana, aterrador e fascinante pela vaidade e pela alienação transparentes em sua conduta e valores
  
Sem perdão - Frederick Forsyth
Homens ricos e poderosos, apaixonados por mulheres lindas e inacessíveis. Homens humildes, massacrados pelo tédio de uma vida desprovida de emoções. Homens solitários, à espera da morte próxima e inevitável... Homens que descobrem a necessidade de lutar. Fazer alguma coisa... Romper com o mundo, nem que seja de forma violenta e definitiva.



Sempre serás lembrada - Josué Montello
O livro conta a história do jovem Aluísio, que, de volta a São Luís do Maranhão, depois de estudar na Europa, não consegue esquecer o relacionamento apaixonado que viveu com uma colega de classe. O homem que olha sua cidade natal é bem diferente do menino que partiu para o exterior: se vê angustiado pela saudade da amada, contemplativo diante de uma cidade que se moderniza e preocupado em ajudar um amigo de infância que passa por dificuldades no casamento. Josué Montello (1917-2006) foi um dos melhores escritores brasileiros do século XX.

Sherlock Holmes - O Vale do Terror - Arthur Conan Doyle
A história começa no dia 7 de Janeiro de 1889, em Londres, Inglaterra, mas precisamente na 221B, Baker Street, quando Holmes está conversando com Watson, que é o narrador da história, (consequentemente ele é um narrador-personagem) sobre o Prof. Moriarty, quando chega um misterioso criptograma de um desconhecido sem chave, no entanto Holmes consegue desvendá-lo e descobre que certo Douglas da Mansão Birlstone corre perigo, pois estava escrito no criptograma. Pouco depois o inspetor MacDonald revela que o Sr. Douglas foi horrivelmente assassinado na noite...

Três amores - A. J. Cronin
Lucy Moore, uma esposa dedicada e feliz, vê subitamente ruir toda a segurança de seu lar com o aparecimento de outra mulher. Embora consiga enfrentar a tempestade inicial, o destino lhe reserva um destino mais cruel. Contudo, ela heroicamente prossegue em busca do seu verdadeiro amor enquanto caminha para a sua última e mais trágica descoberta

Verdade tropical - Caetano Veloso
:"Verdade Tropical é em parte uma autobiografia: ao mesmo tempo em que descreve sua formação musical e o desenvolvimento de seu trabalho como cantor e compositor, Caetano narra períodos decisivos de sua vida pessoal - a infância e a adolescência em Santo Amaro, por exemplo, ou o primeiro casamento, a prisão em 68 e o exílio em Londres. Seu tema é também a música popular, sobretudo o tropicalismo, e sua relação com outras manifestações musicais, como a Bossa Nova, a jovem guarda e os festivais de canção. Num plano mais amplo, este livro reflete sobre questões que eclodiram nas décadas de 60 e 70, como drogas, a sexualidade..."

Viagens no Scriptorium - Paul Auster
Fechado num pequeno quarto e vigiado o tempo todo por câmeras e microfones, um homem de certa idade busca reconstituir sua memória. Ele não sabe onde está — hospital, prisão, asilo? — e muito menos o que faz ali. Todos os dias recebe a visita de uma enfermeira que lhe desperta lembranças imprecisas e dolorosas e, mais esporadicamente, de um ex-policial.



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...