quarta-feira, 28 de março de 2012

Jogos Vorazes (The Hunger Games) - 2012

Sinopse:
'Jogos Vorazes' se passa um futuro distante, depois da extinção da América do Norte, quando sua população é dividida em 12 distritos.
odos os anos nas ruínas de onde outrora fora a América do Norte, a nação de Panem força cada um de seus doze distritos para enviar um menino e uma menina para competir nos Jogos Vorazes. Parte entretenimento, parte tática de intimidação do governo, os Jogos Vorazes são um evento televisionado em que os "Tributos" devem lutar um contra o outro até que um sobrevivente permanece.
Como represália por um levante contra a capital, a cada ano os distritos são forçados a enviar um menino e uma menina entre 12 e 18 anos para participar dos Jogos Vorazes. As regras são simples: os 24 tributos, como são chamados os jovens, são levados a uma gigantesca arena e devem lutar entre si até só restar um sobrevivente. O vitorioso, além da glória, leva grandes vantagens para o seu distrito.

Elenco: Liam Hemsworth, Jennifer Lawrence, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Willow Shields, Stanley Tucci, Alexander Ludwig, Isabelle Fuhrman.
Direção: Gary Ross
Gênero: Ficção Científica
Duração: 142 min.


Esse ano estou feliz com o cinema, sei que está no começo, mas depois de ter visto Hugo Cabret e agora Jogos Vorazes, o que vier é lucro.

Não é exagero, o filme é bom, a história é muito boa, forte e intensa e por isso mesmo pareceu superficial. 
O fato é que o filme inteiro é cheio de porquês, ele explica o que está acontecendo bem e mesmo assim faz a gente querer saber mais sobre aquilo.

E uma personagem feminina forte? Quem ai estava de saco cheio de mocinhas "marrentas" e frágeis?

 Todos os personagens poderiam dar outro filme, e eu veria todos, fato. Nem lembro quando foi a última vez que tive uma empatia completa do elenco assim, dos vilões aos mocinhos.

Algumas pessoas acharam a história pesada para 12 anos, a faixa indicada, mas sinceramente? Acho justo.
Ok, faz tempo que não tenho mais 12 anos, mas mesmo tratando de temas fortes como sacrifícios, controle de massas pelo terror e moldes impostos de sociedade, a dinâmica é fácil de entender e o figurino trabalhado dos personagens, exagerados, passam bem a impressão que apesar de algumas críticas possam ser enquadradas na nossa realidade, no filme o extremo é realçado.


Impacto. Foi o que ele quis causar e acertou em cheio.

Só para não perder o clima de "histórinha" o romance é bem digerido, ou seja, não é meloso ao ponto de ofuscar toda a história. 


O que diferencia o Jogos Vorazes é mesmo a história, o formato dele é aquele bem conhecido, com mocinhos, vilões, triângulo amoroso, lembranças motivacionais, coisas de filmes hollywoodianos? Sim, claro. Não nego.

Então se você estiver saturado desse formato e fizer a linha mais "cult", pode não gostar tanto assim, mas vale a diversão. 


Esse não um filme para ser "o melhor da vida", não toca tando assim, mas a história poderia entrar no ranking de melhores, é só não comparar muito com 1984 por exemplo, já que são contadas de maneiras diferentes, para públicos diferentes. O público de Jogos Vorazes está mais próximo do de Harry Potter. O público, não a história.


Faltou meia estrela ai, ele só perde um pouco por ser  superficial

Eu gostei muito e você, o que achou do filme? Já viu? Pretende ver?


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...