segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Culturando no MASP! #1


O Projeto Culturando é um compromisso com a arte e a história que de maneira divertida leva você a conhecer um pouco do que acontece no circuito cultural de São Paulo. 
É com prazer que o Cocota Nerd e o Viés Feminino começa essa jornada mensal, espero que goste!



A visita escolhida para Janeiro foi o MASP o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, um museu que é a cara da cidade, pois além de ficar no meio da Avenida Paulista, com sua arquitetura inconfundível, é um espaço para arte além das molduras, já que o seu vão-livre abriga desde mostras de cinema até artesãos com sua obra e músicos que sem hora marcada transformam o vão e um palco.

Bem, apresentações a parte, vamos à visita!



Fui acompanhada da Evelise, minha colega de trabalho para encontrar a Fabiola do Cocota Nerd, depois de ela se perder e se atrasar um pouco mais que eu, seguimos a visita pelo 2º andar do museu. A Fabiola disse que não me reconheceria se eu não estivesse no lugar marcado, eu pelo contrário, senti como se já a conhecesse.

Algumas pessoas, deixam passeios a Museus de lado por acharem uma visita "chata", estritamente voltada ao aprendizado, talvez até cansativa e monótona. Se você tem essa visão (ou conhece alguém com a mesma), vou descrever alguns fatos capazes de tornar o passeio a em um programa super divertido onde o conhecimento vêm quase como um bônus nesse contexto! Vamos lá?

  • Vá de mente aberta
Claro que é bacana se preparar para ir a uma exposição de um tema que você gosta para se aprofundar nele, mas mesmo que você não conheça o tema, pode descobrir uma paixão, e assimilar os estilos de cada artista ás suas preferências. 

Na visita ao MASP, vimos muita Arte Sacra, que não é das minhas preferidas, mas o contraste de cores de algumas peças me chamou a atenção, fora que histórias relacionadas as pinturas surgiram, o que tornou a visita mais interessante, além perceber que sabia mais do que imaginava sobre o estilo.

  • Veja primeiro, leia depois
Todas as peças do museu tem alguma descrição, algumas bem completas, outras nem tanto. Mas ao meu ver a ordem é essa: Se você se interessou pelo item exposto visualmente, a descrição dele pode torna-la marcante, ou a falta de, pode te fazer pesquisar. Eu já me arrependi por não ter levado um bloquinho de anotações para lembrar de tudo que me interessou.

Em outras palavras, se o artista pintou, esculpiu ou fotografou, tanto faz. Essa foi a maneira que ele escolheu para se expressar e é de bom senso que a obra seja vista primeiro, antes que a descrição estreite seu envolvimento visual.

Fotos do MASP 
  • Interprete!
Não é preciso ser grande conhecedor de arte para interpretar um quadro. Alguns dos momentos mais divertidos que essa exposição proporcionou foi justamente parar as três garotas em volta de um quadro e cada umas dizer o que via, ou porque foi retratado daquela forma. Muitas vezes uma ria da interpretação da outra, e provavelmente o artista riria de todas nós se ouvisse os absurdos que saíram da nossa boca, mas sinceramente, naquela hora a única preocupação foi não rir alto demais a ponto de ganhar-mos um convite a nos retirar. 


EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA: ROMA - A VIDA E OS IMPERADORES 
Saiba mais AQUI

Umas das coisas mais legais do MASP é que o ambiente muda totalmente para diferentes exposições. A exposição "Roma" que fica a mostra até 22 de Abril, fica no subsolo, com um clima totalmente diferente do 2º andar, onde fica o acervo.

Lá a iluminação é diferente, mais escura e fria e faltou tempo para ver as 370 peças que saíram da Itália pela primeira vez. Se você for visitar o MASP, reserve ao menos 1h, talvez 1h30 para ver tudo com calma.


Entre constatações bem humoradas, como o fato de quase todas as esculturas terem perdido o nariz e a nota mental de que "narizes pequenos e batatudos tem mais chances de ficarem intactos no decorrer dos séculos", ficou a curiosidade de entender melhor diversos objetos e formas que visualmente tinham a ver com mitologia, mas as descrições não estavam muito detalhadas. Infelizmente.

Esse é o momento que devemos esperar em uma exposição, na minha opinião. Depois de ter me divertido muito com um passeio, pude constatar que minha curiosidade sobre o tema foi aguçada.

Agora que nem o grande amigo Google foi capaz de desvendar os mistérios da minha obra favorita, chamada "A Deusa da Fortuna", pretendo quando possível marcar uma visita orientada.


PS1: Ah! devo avisar aos que quiserem visitar essa exposição, que a obra que de cara chama mais atenção, é exatamente o que parece. "O Falo", um pênis com mais de um metro com garras em sua base é chocante, por isso, reparem nas expressões das velhinhas desavisadas, uma delas até me perguntou trêmula "Menina, mas o que é isso??!" hahahahahaha

PS2: As tumbas estão vazias, por favor, não se aproximem delas em "câmera lenta" como se fosse encontrar um zumbi exatamente como eu fiz, se não, vão pagar mico! :p

Se você gostou do Projeto Culturando, não deixe de clikar no post da Fabiola no Cocota Nerd! 
Segue o link:

O MASP fica na Avenida Paulista, 1578 - São Paulo - SP
Telefone (55 - 11) 3251-5644 / Fax (55 - 11) 3284-0574

Todas as terças, a entrada é grátis! Só retirar o ingresso na bilheteria!

PS3: Se alguém quiser participar do nosso próximo passeio, fana nos comentários que eu aviso quando tiver uma data certa ;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...