segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

A Geração Superficial: O que a Internet Está Fazendo Com os Nossos Cérebros de Nicholas Carr

Sobre o que é o livro?Ele mostra como nosso cérebro muda com o uso da internet, o discorrendo historicamente pelo surgimento da leitura e como ela evoluiu e se transformou nos tempos atuais de internet.
Você pode gostar se......Quer entender porque se concentrar anda mais difícil ultimamente. Foi por isso que quis ler esse livro e me surpreendi aprendendo sobre o funcionamento do cérebro, surgimento da escrita e leitura e como a disseminação dela influiu na sociedade.


Pode não gostar se......Não estiver disposto a fazer uma reflexão. Mesmo que você discorde de quando a internet é tratada como um "vilão", o livro exige que se pense nessa possibilidade.


Experiência de leituraPor algum motivo eu achei que o livro teria a experiência pessoal do autor como base para justificar a resposta que o título sugere dar. Existe relatos pessoais sim, mas é tudo o processo de leitura é muito melhor justificado do que eu poderia esperar, repleto de citações. Mesmo com notas de rodapé em praticamente todas as páginas, senti a necessidade de pesquisar mais a fundo alguns temas, que tornam o livro muito mais interessante!


Trechos preferidos:
Sobre neuro plasticidade  "Plástico não significa elástico. Nossos enlaces neurais não retornam repentinamente ao seu estado anterior do mesmo modo que um elástico de borracha; eles de fixam no seu estado alterado. E nada garante que o novo estado seja desejável. Maus hábitos ficam arraigados em nossos neurônios tão facilmente quanto os bons hábitos."

"Toda tecnologia é uma expressão de vontade humana. Através de nossas ferramentas procuramos expandir o nosso controle sobre as circunstâncias - sobre a natureza, sobre o tempo e a distância, sobre o outro."

"Os leitores não se tornaram apenas mais eficientes. Eles também se tornaram mais atentos. Ler um longo livro silenciosamente exigia uma capacidade de se concentrar intencionalmente por um longo período de tempo, para "se perder" nas páginas do livro, como agora dizemos."

"...Algumas poucas pessoas ainda ouvem discos de vinil, usam câmeras com filmes para tirar fotografias e buscam números de telefone nas listas impressas, Mas as antigas tecnologias perderam sua força econômica e cultural...são as novas tecnologias que governam a produção e o consumo, que guiam os comportamentos das pessoas e que moldam suas percepções."
"Gostamos de ficar em contato com amigos familiares e colegas. Gostamos de nos sentir conectados - e odiamos nos sentir desconectados. A internet não mudou os nossos hábitos contra a nossa vontade. Mas que ela os mudou, mudou."
"O preço que pagamos para assumir o poder da tecnologia é a alienação. O tributo pode ser especialmente alto com as tecnologias intelectuais, As ferramentas da mente amplificam e por sua vez amortecem as mais intimas, as mais humanas das nossas capacidades naturais - aquelas da razão, percepção, memória e emoção."

Dei 4 estrelinhas para "A Geração Superficial" no Skoob, quem quiser acompanhar minhas leituras por lá, me adiciona AQUI!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...