segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

A Culpa é das Estrelas - John Green

Sobre o que é o livro?
Uma garota de 16 anos com câncer em estágio avançado nos pulmões  que vive sem fazer grande alarde em torno da doença. Ela se envolve com um garoto amputado do grupo de apoio a criança com câncer e juntos vivem as ironias da vida e das relações humanas.


Você pode gostar se...
... gosta de se envolver com as personagens. A história tem poucas personagens, e mostra cada uma delas de forma rotineira e envolvente. Não faltam sentimentos envoltos em nenhum deles, e despertam forte empatia.

Pode não gostar se...
... Se incomoda com narração feminina adolescente. A Hazel é uma jovem e tem pensamentos como tal, mesmo que uma doença terminal cause um "amadurecimento natural" nela, ela "endeusa" seu livro preferido, assiste programas descartáveis e descreve seus amigos e arredores de forma um pouco vaga (na verdade, acho que isso é uma característica nela que não cita o que não é importante).

Experiência de leitura
É um livro que você sabe que vai chorar quando ler, e mesmo que eu tenha lido e não tenha chorado, tenho a impressão de que deveria.
A leitura é tão gostosa, que mesmo quando está triste, não dá para fechar o livro e se desligar um pouco da história. Simplesmente você precisa saber. No fim das contas, a contagem de sorrisos que o livro trouxe foi maior que a de a lagrimas. Não necessariamente pela quantidade de coisas felizes, mas pela forma de como lidar com as coisas ruins.



Trechos preferidos:

"Os "privilégios do câncer" são pequenas coisas que as crianças com a doença recebem e as saudáveis, não: bolas de basquete autografádas por ídolos do esporte, perdão pelo atraso da entrega do dever de casa, carteiras de motorista não merecidas e etc" 
Hazel Grace

"Esse é o problema da dor - o Augustus disse, e aí olhou para mim. - Ela precisa ser sentida."
Augustus Waters

"Temo que sua fé tenha sido depositada no lugar errado - mas, para falar a verdade, é isso que geralmente acontece com a fé."
Peter Van Houten

"Você está tão ocupada sendo você mesma que não faz ideia de quão absolutamente sem igual você é."
Augustus Waters

"Enquanto ele lia, me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para outra."
Hazel Grace

"Eu sempre relacionei a crença no paraíso com, sendo bem sincera, um tipo de limitação intelectual. Mas Gus não era burro."
Hazel Grace

"O importante não é o que as vozes estão dizendo, o que quer que seja, mas o que as vozes estão sentindo, Vocês certamente sabem que só existem duas emoções, amor e medo..."
Peter Van Houten
(isso me lembrou muito Donnie Darko, vocês lembram?)

"...você diz que não quer a pena de ninguém, mas sua existência em si depende dela."
Peter Van Houten

"Não dá para escolher se você vai ou não vai se ferir neste mundo, meu velho, mas é possível escolher quem vai feri-lo."
Augustus Waters


Dei 5 estrelinhas para ele no Skoob, quem quiser acompanhar minhas leituras por lá, me adiciona AQUI!

PS: Gente, gostaram desse formato para falar de livros? 


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...