segunda-feira, 10 de outubro de 2011

O Fabuloso mundo das Fotonovelas!





Fotonovelas são novelas em quadrinhos que utilizam, no lugar dos desenhos, fotografias, de forma a contar, sequencialmente, uma história.
No Brasil, as fotonovelas tiveram um mercado cativo por mais de 25 anos, entre os anos 1950 e 70, representando a idéia de uma imprensa popular feminina, com milhões de leitores de histórias publicadas em revistas com grande circulação nacional.

Sempre achei interessante essa ideia de fotonovelas, provavelmente por gostar muito de fotografia mas também por achar que uma história deve sempre ser contada.
Sinceramente, para mim não importa se ela é em forma de conversas, narrativas, textos, vídeos e etc, enquanto alguém quiser ouvir, alguém tem que contar. Guardar histórias para si não tem a menor graça.

Fiquei encantada quando conheci o projeto Crepúsculo (que nada tem a ver com os filmes de vampiros), que se trata resumidamente de Fonotonovelas virtuais, bem contemporânea e ótimas referências musicais. Essa é mais uma das facetas de Fabiano Vianna, o Fabz, que já mostrei as ilustrações NESSE POST e além de produzir e dirigir as fotonovelas, ainda atua nelas!

Fabiano Vianna

Se você ainda não tiver se rendido ao talento desse homem, se prepare, porque o melhor está por vir!

Fiz algumas perguntas ao Fabiano, que respondeu de forma tão completa que eu preferi não ousar resumir, principalmente, porque vale a pena ler cada palavra.

Viés Feminino: Quando e por que decidiu fazer fotonovelas?
Fabiano Vianna: No começo eu ilustrava meus contos, mas o estilo de minhas ilustrações, cartoonescas, não representava bem o teor dos contos, mais trágicos e sujos. Então tive a ideia de começar a fotografar as cenas. No princípio a ideia era fotografar apenas algumas cenas, mas uma vez no estúdio e com as mãos na massa, resolvi fotografar as histórias todas, transformando em uma espécie de fotonovela moderna, porque as minhas ou são animadas (tipo Pixilation) ou com grafismos sujos no estilo das graphics novels contemporâneas.
Esta diferença de estilos é tão grande que resolvi dividir meu trabalho na forma de dois heterônimos, o Fabiano Vianna – escritor e diretor das fotonovelas e o Fabz – ilustrador e designer.

A Infiel
Daniel Augusto acha que está sendo traído por sua mulher, Virgínia Cristina. Relata ao amigo Mascarenhas que se sente humilhado e deseja vingança.
Wander Wildner vive Daniel Augusto. Com Raquel Deliberali, Fabiano Vianna e Sara Cesari.

Viés Feminino: Quais suas inspirações?
Fabiano Vianna: Sempre gostei da temática pulp. Leio bastante livro policial e de suspense. Mas adoro também o tema fantástico também.
Na literatura minhas maiores influências são Rubem Fonseca, Jorge Luís Borges, Nelson Rodrigues, Murilo Rubião, Dalton Trevisan e Valêncio Xavier. Os dois últimos são daqui de Curitiba. Respectivamente conhecidos como o vampiro e o Frankenstein de Curitiba.
O Valêncio tem um estilo único de escrever, utilizando imagens para contar trechos da história, na forma de uma colcha de retalhos, colagens. Isso tem tudo a ver comigo. A primeira vez que me deparei com um livro do Valêncio Xavier, percebi que uma história podia ser contada também através das imagens. Claro, eu já trazia na bagagem da memória também artistas dos quadrinhos como Dave Mckean. Acredito que vivemos hoje em meio a esta convergência das mídias.
Fazer literatura como cinema, e vice versa. Arte, design, literatura, cinema. Todos os signos dialogando. O que mais importa no final é a comunicação. Nos quadrinhos, gosto muito do que o Dave Mckean faz graficamente. Também a obra do Frank Miller com Sin City. No cinema, gosto dos policiais no geral. Filmes como Chinatown, Los Angeles Cidade Proibida, Dália Negra.

Amigo Amante
Um rapaz recebe uma carta anônima advertindo que está sendo traído. Desconfiado, ele resolve rapidamente voltar ao seu próprio apartamento e surpreender a sua mulher com o amante, caso tudo seja verdade.
Com os integrantes da banda “Bidê ou Balde” Pilla, Carlinhos e Vivi. Também Eliza Matta e Bruno Zotto (como Madureira).
 

Viés Feminino: Quando cada Fotonovela foi feita? Elas demoram muito para serem produzidas?
Fabiano Vianna: A primeira é de 2006. Venho fazendo várias desde esta época. Algumas ainda continuam na gaveta, outras não deram pano para manga.
Bastidores
É bem trabalhoso produzi-las. Minha equipe cresceu, desde a época da primeira fotonovela, no site do Crepúsculo. No começo fazíamos tudo em estúdio, sem cenário. Eu acrescentava as paisagens depois, no computador. A partir da terceira, A Infiel, comecei a experimentar produções externas e começaram a trabalhar comigo diretor de fotografia (meu fiel parceiro, Bruno Zotto), produtoras, maquiadoras. Raquel Deliberali, Ana Paula Cardoso, Milena Buzzetti, Michele Franco. 
Produzir uma fotonovela para mim, hoje, é como fazer um filme. A mesma estrutura. Aluguel de equipamentos, contrato com atores, locações, etc. Desta forma fica muito mais convincente e bonito. Trabalho desde o começo com o Zotto. Com o tempo afinamos nosso ideal estético pela iluminação noir. Criamos um visual ideal para as fotonovelas. Já trabalhei com os fotógrafos Pedro Nossol, Iaskara Florenzano, Ivana Podolan e Japa Biet. E adoro o trabalho de todos eles!
Depois disso tudo ainda tem a edição da fotonovela em forma de animação (Pixilation), no caso para o site e em formato de papel, para a Lama. E isso é um trabalho minucioso, de escolhas de trilhas sonoras, texturas, efeitos. Escolha da estética, balões, fontes. Tudo tem que ser muito bem pensado e executado. Quando que na animação, preciso me esmerar na condução das sequências, na versão impressa preciso me preocupar também com a resolução e a legibilidade da história.

O Último Cigarro
Um escritor em crise depara-se com uma garota linda no ponto de ônibus. Ela pede fogo, mas ele não possui isqueiro. Num outro dia, com o isqueiro emprestado pelo amigo Madureira, ele tenta surpreender a moça, acendendo seu cigarro antes dela sumir para sempre.
Com Raphael Machado, Amanda Beninca e Bruno Zotto.
 Pois é meus caros, fotonovela não é brincadeira, envolve muito trabalho e o resultado é incrível! Vale MUITO a pena conferir TODAS!

Todas as que mostrei acima estão completas, essa que vou colocar abaixo está no primeiro capitulo (ansiedade!)


Insídia Abstrusa
Bandeira e Bira são convocados para um encontro na casa de campo onde os policiais costumam se reunir. Mas depois descobrem que tudo não passa de uma emboscada.
Marco Novack vive Osvaldo Bandeira. Luiz Felipe Leprevost é Ubirajara Peixoto.
Duração: Seis (6) capítulos.




E Vocês? Já viram alguma fotonovela antes? O que acharam desse trabalho?


27 comentários:

AdrianaPoema disse...

valeu muito pela dica!
Quero muito ler!

Elaine Bandeira disse...

nossa, muito boa entrevista!
adorei a fotonovela!

bjo

http://floresmaquiadas.blogspot.com/

Roberta disse...

Oiii Je, que bacana eu não sabia desse projeto achei demais... Nossa vou correndo lá conferir. O Fabz é um super profissional mesmo, adorei a entrevista.
Beijo grande já vou conferir o projeto,
Je ótima semanaaa pra vc \o/

Vanity Nerd disse...

Olá, adorei seu blog! Meu desejo da estação são essas Melissas do Jason Wu.
Estou te seguindo, me segue também? ^_^

Beijocas!

Teca disse...

Nunca li uma fotonovela... mas com certeza o farei no site indicado! Adorei a entrevista.... Bjão

Anônimo disse...

Eu nunca li uma fotonovela, vou procurar melhor!
A entrevista esta otima!
Beijos

Thaís Araújo disse...

Eu nunca vi, mas deve ser bem curioso e interessante! Adorei esse post!
Bjs, Thá.
http://consumisse.blogspot.com
@thaharaujo

Gih Gavazzi disse...

Je bem legal viu!
parabéns
kisses

Anônimo disse...

Adorei a entrevista!
Bjos do Blog da Lô!
http://modabylolo.blogspot.com
@blog_da_lo

Roberta disse...

Jeee é verdade né a Alanis ta sumida mesmo... eu adoro o trabalho dela. Menina falando em trabalho eu amei o trabalho do Fabz ontem mesmo corri no site dele, menina é demais... fiquei imaginando o trabalhão que dá montar cada história. É muito capricho.
Beijãoooo

Naty Figueirêdo disse...

Muitooo legal! Adorei saber mais, apesar de nunca ter lido ou visto uma foto novela! hehe

Beijosss..
natyfigueiredo.com

Unknown disse...

Boa tarde lindinha,vim aqui te desejar um ótimo feriado,e dizer que aproveite bastante todo tempo disponível pq so assim conseguirá ter uma vida mais saudável viu.Descansar faz parte da vida da mulher,e você também precisa.Se divirta bastante como se fosse uma criança,afinal todas nós temos um lado crianças dentro de nossos corações,mas as vezes temos medo de demonstrá-lo,não se preocupe com nada apenas seja criança mais uma vez.Bjus lindona.Fique com Deus.
Ótimo feriado,e muita diversão.

Nanda
http://coisasdemulher21.blogspot.com/

Patrícia Quel disse...

Je,

Eu ainda não vi nenhuma, mas deve ser bem legal!!!

Bjs!

Baixinha Estilosa disse...

Amei o post! Eu gostei bastante da entrevista e sobre as fotonovelas, bem interessante msm.
kiss

Tammi disse...

que bacana a materia Je, muito legal aprender um pouco mais! =)

beijoss querida

www.espaco-lulu.blogspot.com

Karoline M disse...

Nossa, confesso que depois de ler esse poste gostei muito de foto novela *--*
Seu blog é lindo flor, beeijos

http://agoraquesouchique.blogspot.com

Blog Woman Chic disse...

Bacana o trabalho dele. Há muito eu li fotonovelas..
Beijos

Lencos e aderecos disse...

Oie Je, eu lembro que na minha infância tinha uma ou mais revistas, nao sei ao certo, que vinham recheadas com fotonovelas e ficava ansiosa pra acompanhar os capítulos, hehe. Mto bacana esse post!

bjiimm e ótimo feriado

http://muslimahfashionn.blogspot.com/

http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

Julia Carvalho disse...

Nossa que legal, bastante diferente, ainda mais por causa que estamos no século XXI com alta tecnologia, e muito legal saber que tem gente que preserva o "antigo"...
Gostei muito da entrevista
xoxo,

Mariana Silva disse...

Que bacana o post!

http://thingsdear.blogspot.com/
passa lá no blog
bjs, Mari

Fernando Marques disse...

Querida eu nunca tinha ouvido falar nelas! mais eu com toda certeza adquiriria elas na boa! eu amei o conceito, é um trabalho bem mais artístico e concreto o comparando com as telenovelas.

http://wwwmaismoda.blogspot.com

beijos e abraços!

Fabiola Paschoal disse...

Nossa, fotonovela. Faz tempo que não ouço falar disso! :O

Achei muito legal hahaha adoro essas coisas.

Esse Cosmetico disse...

Que post INCRIVEL!
Eu não conhecia e amo todas essas coisas criativas. Virei fã!


http://geleiadexuxu.blogspot.com

Nina Dantas disse...

Eu adorei, Je! Muito legal. Beijo!

www.roadtripdanina.com

Belly f. ՏՁ ☮ disse...

Ah que legall, eu ainda não conhecia não


Beijos
@Beellyf
http://www.bellyfcherry.com

Gabi Soares disse...

Adoooorei, parabéns pela entrevista!
Beeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Anônimo disse...

muito massa :) adorei o post

beijos

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...