terça-feira, 19 de julho de 2011

O Menino do Pijama Listrado (2008)


Sinopse:

Alemanha, 2ª Guerra Mundial. Bruno (Asa Butterfield), de 8 anos, é filho de um oficial nazista que assume um cargo em um campo de concentração. Isto faz com que sua família deixe Berlim e se mude para uma área desolada, onde não há muito o que fazer para uma criança de sua idade. Ao explorar o local ele conhece Shmuel (Jack Scanlon), um garoto aproximadamente de sua idade que sempre está com um pijama listrado e do outro lado de uma cerca eletrificada. Bruno passa a visitá-lo frequentemente, surgindo entre eles uma amizade.

Título original: (The Boy in the Stripped Pyjamas)
Lançamento: 2008 (EUA, Inglaterra)
Direção: Mark Herman
Atores: Asa Butterfield, Zac Mattoon O'Brien, Domonkos Németh, Henry Kingsmill.
Duração: 94 min
Gênero: Drama




Mesmo que você esteja cansado de filmes sobre o nazismo, eu recomendo, caso ainda não tenha assistido, essa nova ótica.

A história se passa toda em volta de Bruno, e pela ingenuidade desse garoto em busca de um amigo e que  quer acreditar que seu pai é um homem bom, somos chamados a mergulhar nesse período tão nebuloso da nossa história.


No filme somos apresentados ao núcleo nazista, os “convictos” digamos assim, que sabem das barbáries que estão sendo feitas e acreditam ser o certo, formado pelos soldados, pelo pai, avô e professor de Bruno, que representa o oposto. Ele não sabe o que está acontecendo e cria a sua própria versão para a história, transformando o campo de concentração em uma fazenda, os uniformes em pijamas e os números de identificação dos judeus em um jogo. Esses personagens não sofrem grandes mudanças.


No meio, temos a irmã de Bruno, que se inicia na trama como uma garota comum que apóia o pai, e sob a influência do professor e dos soldados adere rapidamente o pensamento nazista, e a mãe, que representa a população geral da época que acreditava nos ideais nazistas, mas não estava a par dos meios usados para atingi-los.
Ao se deparar com a realidade, o choque é visível na personagem.

Não é preciso ser grande conhecedor de história para entender o filme. É uma trama tão simples quanto pesada. Lacrimejar no final é QUASE inevitável.

E você, já viu esse filme? Gostou?

*Fonte sinopse e fotos: Adoro Cinema


17 comentários:

Mimy Edictor disse...

Eu ainda não assisti.
Seu blog é maneiro
seguindo, ok??
me segue por favor?
bjos ♥ ♥ ♥

http://camilaflowers.blogspot.com

Thaís Araújo disse...

Eu já ouvi falar, mas ainda não assisti... parece ser interessante!
Bjs, Thá.
http://consumisse.blogspot.com/
@thaharaujo

Fernanda Moreira disse...

Não tinha ouvido falar ainda, mas parece ser lindo. Fiquei curiosa e vou procurar para ver.
Boa dica!
Gostei bastante!

Beijos!
http://vermelhotapete.blogspot.com

Patrícia Quel disse...

Je,

Ainda não assisti, mas esta anotado, pois gosto no genero...

Bjs!

Hana disse...

Oie Je, amo as tuas dicas de filme, pois sao dicas bem inteligentes ;)
Eu ainda nao assisti o filme, mas assim que puder irei assistir, pois gosto de histórias assim e tbm me comovo com o sofrimento e a maldade das pessoas. Com podem existir seres humanos tao desprovidos de amor ao próximo. A dica é ótima, amei!!

bjiimm e ótima terça

http://muslimahfashionn.blogspot.com

http://meuamorpaquistanes.blogspot.com/

Carolina Messias disse...

Não conhecia, mas adorei a dica, parece ser um filme muito interessante!!!

bjaoo

www.sacoladamoda.blogspot.com

Jessy Joy disse...

Sempre quis muito ler esse livro.
Vc comentou sobre o filme e só me despertou ainda mais curiosidade para ler essa história.
bjOo


jessyjoy.blogspot.com

Mundo da Lili disse...

Já li o livro 2 vezes e assiti o filme 1. Eu não gosto, eu adoro essa história, embora triste!

Tammi disse...

uauuu super me interessei pela história! adorei a dica! ;)

beijosss

www.espaco-lulu.blogspot.com

It Sanxyne disse...

Adorei o post *--*
Estou seguindo seu blog, poderia por favor retribuir?
Siga, tem sorteio de um kit da Sephora no meu blog: http://itsanxyne.blogspot.com/2011/07/parceria-e-sorteio-em-conjunto-com.html

DoisBeijos ;**
@Sanxyne

Flavia Fraga disse...

Oi Je!
Já ouvi falar tão bem desse filme, mas nunca assisti.
Eu trabalhei em uma locadora e todo mundo pegava esse filme, tava na parte de indicados da loja hehe.
Bjo

Minhas Coisinhas!!! disse...

Oi meninas, Oi Je, eu tb não assisti, mas adoro filmes desse tipo e vou pedir ao maridão para providenciar essa sessão. Je, obrigada pelo elogio lá no meu blog: Coisinhas da Kelly!!!
Beijos
@minhascoisinhas

Bruna disse...

Já assiti e recomendo, tem o livro também .. beijos!!

Bru

@brunamotablog

Nina Dantas disse...

Ai, eu ainda não assisti esse filme. Tenho medo de chorar demais, heheheh! Eu sou muito chorona e já sei que essa história é super triste, então... Beijos, linda!

www.roadtripdanina.com

PS: Estou devendo um desenho pra você. Vou ter o maior orgulho de aparecer por aqui também!

Leticia disse...

oi.
Eu já assisti, nossa é um filme muito forte, como o mundo era e ainda é injusto!
beijos...leh...
http://aconectada.blogspot.com/

Fernando Marques disse...

querida eu ainda não vi este filme mais se não me engano minha mãe já viu! vou ver sim aproveitar que estou de férias!

amei o post!

http://wwwmaismoda.blogspot.com

beijos e abraços!

Carol & Ju. disse...

Oioi flor, muito bom o blog, amei! Tambem amei esse filme, a historia e muito fod*!! *o*
Ja estou seguindo ok? Segue tambem?
Beijo beijo, qualquer coisa é só chamar: buylikebreathe@hotmail.com .
Carol Lima.

www.buylikebreathe.blogspot.com

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...