Olá pessoal!
Hoje o “Bancando a Critica” vai diversificar e falar sobre um livro: Abusado - O Dono do Morro Dona Marta
Caco Barcellos - 588 páginas - Record |
Sinopse
ABUSADO, livro-reportagem de Caco Barcellos, é uma verdadeira lição sobre a lógica, os meandros e o modus operandi das grandes corporações criminosas que comandam o tráfico de drogas e outras atividades criminosas no Estado. Através da história de Juliano VP (codinome de um conhecido traficante carioca) - sua infância, adolescência, entrada e ascensão no tráfico de drogas na favela Santa Marta (em Botafogo, bairro de classe média) -, temos um retrato histórico da ocupação do morro pelo Comando Vermelho, principal facção criminosa no Estado, e da implantação de sua cruel disciplina.
O Que eu achei?
Logo no primeiro capitulo, fui envolvida com a história. Tudo muito rápido e empolgante. Sim, parece ficção, esse é um ponto positivo para mim, porque tira o foco da parcialidade do Caco Barcellos.
Marcinho VP, no julgamento |
O livro narra história da “Turma da Xuxa”, grupo do Marcinho VP, vulgo Juliano VP, e as histórias paralelas, justificando os apelidos, e situações que levaram aos atos atuais são encaixados nos momentos propícios, que enfatizam a relevância de cada um, além de me fazer rir sozinha algumas vezes, pela ironia das justificativas.
Morro Santa Marta
|
São muitas histórias paralelas passadas no Morro Santa Marta, e algumas, realmente marcantes. Lá pelas 400 páginas, eu já estava completamente apaixonada pelo Juliano VP, mas as cartas reproduzidas, escritas e recebidas por ele, me fizeram voltar à realidade. O fato, é que houve uma descrição da mesma idéia que fazemos de um mundo melhor, do ponto de vista que não estamos acostumados a ouvir, mas que na prática, não fazia tanta diferença, por toda a força externa envolvida.
Caco Barcellos |
A parte broxante do livro, começa quando o Caco deixa de ser narrador, para virar personagem. Particularmente, talvez por ignorância minha nesse assunto, a raiva foi maior ao descobrir que a história foi oferecida para ele contar, e ele relutou em dizer sim. Essa parte da história, para mim, deveria entrar no prefácio, se é que deveria mesmo entrar.
Pesquisar os fatos e fotos do Marcinho VP na internet foi uma reação natural, eu imagino. Mas me arrependi e isso que vou contar é contraditório. Olhar as fotos dele, com aquela expressão de “boa praça”, junto com a visão heróica que o livro passa, dá a impressão de que ele não deveria estar ali como réu, e o pior, tive pena por ele ter morrido como morreu, jogado no lixo com suas idéias e livros.
No fim das contas, eu queria acreditar que era só um livro de ficção, e continuar com minha opinião de que bandido é bandido porque quer, e todo o mal que sofrem é pouco pelo mal que causam.
Vocês já leram? Tem vontade? Gostaram?
10 comentários:
Oi
Ele é um excentente jornalista... Adorei a dica
Bjs!
Um ótimo post, amei a dica!
O Caco Barcellos é um ótimo jornalista!
Valeu!!
bjs......
ainda não li, mas fiquei curiosa! =) adorei o bloguito, seguindo querida!
bjos
www.espaco-lulu.blogspot.com
Adorei a Dica
Amei o Blog e já to seguindo!!!
Está rolando um sorteio de uma tiara lá no meu cantinho.
Participe!!!
Bjokas Cris
cabelolisoptbrasil.blogspot.com
Legal a postagem,lindooo blog.
Seguindo teeu blog,se puder me segue tbm,ficarei muito feliz.
http://beautyblack2.blogspot.com/
beijos Cássia =^.^=
Também adorei seu lugarzinho e já estou te seguindo também!
E que gostou do meu post!
eueelasfashionistas.blogspot.com
beijos
Não vi .. e não sei se tenho vontade de ver. Sei lá, esses filmes de favela no Rio, já vi muitos rs.
www.batomnosdentes.blogspot.com
Beijocas, Maria Luiza
Não é o livro que me chama a atenção...massss fikdik...
http://www.blogelegance.com/
@Batom nos Dentes É um livro :)
Oi Je!
Fiquei curiosa pra ler, sabia?! Acho o Caco um otimo jornalista e talves goste da historia!
Ah! O blog esta com novo endereço (sem o blogspot)!
Beijos
Juliana
http://miscelaneadajuju.com
www.lasantastore.com.br
Postar um comentário