quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Caça às Bruxas (Season of the Witch) – 2010





Contém Spoilers


Eu não vi a sinopse do filme antes de assisti-lo, não pensei nisso, afinal, um filme chamado “Caça às Bruxas” claramente iria retratar o apogeu da caçada religiosa e da sociedade as bruxas, os julgamentos sem provas viáveis pela corte e as mulheres injustiçadas.

Ok, eu confesso que não criei expectativas, apenas cheguei no cinema, vi o filme que o horário batia com o que tinha disponível, e pensei nisso no caminho entre a bilheteria e a sala de cinema.

Esqueci de um detalhe, o Behmen, que seria o Caçador de Bruxas era interpretado pelo Nicolas Cage. Nesse momento, notei que se minha expectativa fosse 0, ela se tornaria -2.


Não é nada contra ele, é que ele só tem 3 expressões faciais que convencem: Neutra, Levemente Desconfiado, e Tristonho. Se tiver mais alguma é só uma variação minúscula dessas citadas, ou aparece totalmente falsa na tela.
Imagino que a culpa nem seja dele, ele se esforça, mas não convence.

Eu gosto de Cidade do Anjos por exemplo (não que a atuação dele em si, tenha grande fator nisso), mas em filmes de ação, não dá. Esse lance da expressão fica evidente demais.


Voltando ao assunto, O filme começa com o enforcamento de três bruxas, delas uma jura que é inocente, mas mesmo assim, é enforcada e afogada. Nesse momento, um padre Diz que precisa pronunciar as palavras sagradas de um livro tipo mil e uma utilidades da Igreja, para que os poderes das bruxas não voltassem.

Agora sim, o filme estava embalando! Mas daí entrou no núcleo do Cage para estragar tudo.


Behmen e Felson (Ron Perlman), aparecem lutando pelas Cruzadas para serem perdoados dos seus pecados. Chegam com a bola toda combinando de um ir para direita e o outro para a esquerda, depois de matarem 300 cada um, podiam ir felizes para o bar.


O Felson é um personagem legal, mas a cara do Ron Perlman me assusta muito. Se o filme fosse em 3d, além de ficar com raiva de pagar mais caro para assisti-lo, eu me inclinaria de medo toda vez que dessem um close naquele queixo super-protuberante.

Ok, 20 minutos depois passando as cenas repetitivas das batalhas das Cruzadas, (mais ou menos na hora que eu tava começando a cochilar), o Behmen se toca que estão matando mulheres e criancinhas e se revolta com a igreja, abandonando as batalhas e saindo em um peregrinação ridícula (que no filme me pareceu uns 2 km) com seu fiel companheiro Felson até encontrarem uma cidade dominada pela Peste Negra, da qual as bruxas seriam culpadas.

Daí começou a caçada as bruxas.

Brincadeirinha!

A Igreja, muito malandra, já tinha capturado a única Bruxa, só precisava dos dois guerreiros valentes para leva-la até o mosteiro que tinha a última cópia daquele livro fodão que eu falei no começo, pra tirar os poderes da bruxa e livrar o povo da peste.


A Bruxa era uma garota bonitinha que jogava os cabelos pra frente pra ficar com cara de Samara do Chamado, e assustar quando lhe convinha.



Formaram uma equipe e seguiram viagem pela floresta assustadora que era o caminho mais curto. Lá, a bruxa apronta suas estripulias, foge, ilude os caras, domina lobos para atacarem, manipula pensamentos e se faz de boazinha as vezes.

Nesse percurso tem alguma cenas legais, deu pra ficar acordada.

Daí chegam no mosteiro, e encontram todo mundo morto pela Peste. A decepção dura um pouco até encontrarem o livro fodão e realizarem o ritual eles próprios.

A bruxa nem liga, continua presa na sua carroça, e só para se divertir, ela lê os pensamentos do Behmen, e repete as palavras que fizeram ele se revoltar e abandonar as cruzadas. (aliás, essa cena já tinha sido repetida umas 5 vezes até então, só pra lembrar que ele tava mesmo revoltado e arrependido).

Se deram conta de que a Bruxa na verdade era um Demônio, daí procuram o ritual certo pra tirar o Demo da garota, e descobrem que no caminho, só morreu quem queria impedir ele de chegar perto do livro, o qual, precisava ser destruído.

Parabéns amigos! A Bruxa era um Demônio! E a caçada... bem, acho que foi ao livro.. já que a bruxa era o demo que queria o livro... bem, deve ser não é? Também não sei por que o titulo estava no plural, já que era só uma bruxa, mas enfim.

Daí digo para vocês a minha teoria:

Quando o Demônio se apropria do corpo de alguém, ele só pode gastar o seu poder de ler mentes, uma única vez, por isso, ele teve que escolher entre Saber que momento da vida tanto atormentava o Behmen OU Saber onde estava a porcaria do livro!

É isso gente, pra quê gastar essa chance com o livro que pode ser usado para te destruir quando você pode atormentar um pouquinho um cavaleiro que só se tocou que podia estar matando gente inocente depois a 156ª batalha?


O bom é que todo mundo morre, se não eu mesma matava.




5 comentários:

max disse...

Como não assisti ao filme, só posso dizer que Nicolas Cage... Bem... o Nicolas Cage ele... Olha, pra falar do Nicolas a gente... Deus do céu, por pior quer tenha sido Superman o retorno, agradeço pelo boato dele ser cogitado para o papel de Clark/Kaleo tenha sido só boato.

Baokin Tsuraki disse...

UASHUahsuAHSUas

maaaaaaaano pior q eh verdade xD

Eu assisti e comprovo! e o amigo dele me dá medo!

Qnd eu o vi no filme "O nome da rosa" como akele corcunda jah fikei sem dormir HUASHaushAUS

mas de fato... foi um epic fail esse filme

New Generation disse...

Ótima critica com muitas observações inteligentes. Porém contesto em algumas coisas e concordo com outras, claro rs. O filme tem algumas referências ocultistas que fazem parte de uma história que para muitas pessoas não conhecem, não estou aqui fazendo alguém acreditar no que estou falando rs, mas para quem não tem os olhos fechados pela igreja e pelas regras impostas pela sociedade sabe do que estou falando. Mas aew Je, concordo e muito que existem detalhes no filme q deixam muita à desejar, não digo pela história e a base de pesquisa pela qual o diretor teve, mas sim em falhas para não ter que esticar demais o filme e virar mais uma trilogia "Senhor dos anéis". Resumidamente, um ótimo tema com bases de pesquisas interessantes, porém pouco aproveitada. =)

Diego Carvalho disse...

Fala Jeane!

Agora é num post mesmo seu que estou comentando, né?! Huahauahua

Então, eu até curto o Nicolás Cage... Gostava dele no "Motoqueiro Fantasma"!Huahuaha

E, com relação ao "Caça às Bruxas", agora não vale mais a pena eu assistir por conta dos spoilers...

HUASHUASHUAHSUAHSH

Zueiraaa!!!!

Beijo, Jeane, e parabéns pelo Blog!

Samuel disse...

Sinceramente, não gostei muito desse filme.

Pior que eu vi dublado, porque não tinha opção melhor; todos os outros filmes que estavam passando não eram legendados também :(

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...