domingo, 20 de novembro de 2011

Desafio 21 dias: Usabilidade #3


Olá pessoas!

Estou prestes a cumprir mais uma etapa do Desafio 21 dias do http://blosque.com, dessa vez o tema é usabilidade.

Tá ai uma coisa que sempre me preocupei bastante. Quando estava formando o blog perguntei para várias pessoas se tava legal, fácil de navegar e coisas do tipo, mas de qualquer forma, vamos as dicas do Blosque, e acompanhar as alterações!
____________________________________

Usabilidade (neste caso) é o termo usado para definir a facilidade e simplicidade com que as pessoas podem navegar no seu blog e acessar o seu conteúdo.


Isso é importante porque:

  • Se é difícil ou chato navegar pelo blog…
  • Se o visitante tem dificuldade para encontrar o que procura…
  • Se a maioria do seu conteúdo está enterrado nos arquivos…

…você está dificultando a vida do visitante. As pessoas desistirão logo e passarão pouco tempo no seu blog. E provavelmente não voltarão – o que significa menos leitores.


Gente, isso é fato, ninguém que tem blog quer espantar os leitores né?


Algumas perguntas que devem ser respondidas:

  • Quem chega no seu blog tem acesso à uma boa parte do seu conteúdo?
  • O visitante pode encontrar facilmente outros posts, além dos que estão na home – ou vê apenas os posts da home e links para as categorias e os arquivos?
  • Consegue encontrar rapidamente o que procura, caso isso não esteja na página onde a pessoa chegou?

Se isso não é possível, procure olhar seu blog com os olhos de alguém que chega lá pela 1º vez.

  • O que você vê?
  • O que pode ser melhorado?
  • Como você pode melhorar e facilitar a navegação

Bem, aqui no Viés todos os posts tem uma Seção, isso foi pensado justamente para facilitar a vida de quem prefere ler sobre determinado assunto, já que o conteúdo é bem variado. Além do banner da seção no início de cada post que você aqui, também tem uma listinha ali na lateral do blog que indica todas elas e quantas postagens tem cada uma.  Quem preferir, também pode usar o Arquivo e procurar as postagens pelo título.
---------->
Para facilitar ainda mais a vida de quem chega aqui, incluí essa caixa de busca em primeiro plano na barra lateral! 

Uma coisa estranha aconteceu. Eu já tinha colocado essa seleção de postagens relacionadas no fim de cada post, mas por algum motivo obscuro ela tinha sumido e eu nem reparei! ahahahaha Mãos a obra, voltei ao Link Within e coloquei a bendita novamente.


Fim de mais um desafio! Já foram 3, só faltam 18! hehehe


3 comentários:

Estilo Lola! disse...

Parabens pelo blog!

Beijos!!!

www.estilodalola.blogspot.com

Raissa Lira disse...

que legalllll sorte beijos e boa semana
Raissa
sublime-beleza.blogspot.com

ana carol disse...

Oi amada!Estou começando com um blog de sorteio e ficarei mt feliz se vc tb me seguir por lá!Já estou te seguindo pra naõ perder as novidades do seu bloguito.Passe porlá!
http://garotapquente.blogspot.com/

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...