sábado, 19 de novembro de 2011

Desafio 21 dias: Organizando a Caixa de Ferramentas #2



E o tão temido dia chegou.

Desde que descobri o Google Reader, fiquei super feliz co a possibilidade acompanhar todos meus amados blogs assim que eles atualizam, e ri da cara de quem me disse "Segura a onda, e não adiciona todos, porque quando você dormir acordar com + de 1000 itens não lidos, você vai ficar louca!".

Paguei a língua :p

Vamos as dicas do Blosque para começar essa organização?

1 – Limpeza dos Feeds

Quantos feeds você assina? Quantos você lê realmente? E dos que você lê, quantos realmente valem à pena?
Está na hora de fazer uma limpa. Elimine feeds que você não lê, não gosta, que não acrescentam nada à sua vida, ou que estão sem atualizações há mais de dois meses.
Caso esteja animado e/ou com tempo, aproveite e organize os feeds.

Fiquei surpresa com a quantidade de blog que tinha fechado as portas e eu ainda assinava o feed!Mas como era para fazer, resolvi fazer direito e organizei os blogs que leio por categorias, e demorei viu? Foram 5 horas horas ao menos para organizar tudo!
Contei com a ajuda do Evernote, que eu ainda não usava para guardar os blogs de lojas, downloads e enfim, todos que uso para consultar algo, e não para ler as atualizações necessariamente.

Para quem não sabe, o Evernote serve para guardar coisas na web, como listas, notas e outras coisas que ainda não explorei para saber.rs

Vamos aos resultados?
Antes






Agora

Confesso que acabei assinando uns 15 feeds enquanto excluía os quase 200, mas não conte para ninguém :)

2 – Limpeza do Email

Aposto uma mariola como você tem montanhas de emails atrasados para ler e responder. Vamos derrubar essa montanha?
Primeiro, faça uma seleção primária. Provavelmente a metade desses emails já não vale à pena responder; seja porque estão esperando resposta há mais de dois meses, porque não são importantes ou porque na verdade não requerem resposta. Delete ou arquive esses emails.
A seguir, pegue os emails que precisam de resposta, e separe os mais importantes e/ou urgentes. Responda esses emails hoje mesmo! Seja breve e vá direto ao ponto; economize o seu tempo e o do receptor.
Aproveite e dê uma olhada nas listas de discussão que você assina; se você não consegue acompanhá-las todas, talvez seja hora de cancelar algumas.

Para os que querem trabalho extra: Organize seu email. Use pastas, etiquetas, tags e filtros, para facilitar sua vida.


Se tem uma coisa que sou organizada, é com e-mail do blog. Se eu não tiver tempo de responder e-mail, eu nem entro nele. E é bem raro eu deixar algum para responder depois. Essa parte eu pulei tranquila, porque estava tudo em pastinhas, nenhum e-mail não lido ou pendente. Fácil.

3 – Organização do Armazenamento – Arquivo

Com certeza, você guarda coisas relacionadas ao blog em vários lugares: rascunhos, imagens, arquivos de texto, planilhas, listas, etc.
Dê uma boa organizada nos seus arquivos. No mínimo, faça uma limpeza e delete tudo o que já não interessa. Isto inclui anotações em papel – procure transferir tudo a um lugar só, seja em papel ou no PC.
Aproveite: junte todas as “idéias para posts futuros” que você tem espalhadas por aí e guarde-as juntas, de forma organizada.

Dica: Experimente usar o Evernote ou um wiki para isso. Você não vai se arrepender!


Essa também foi fácil. Eu deixo muito posts como rascunho quando tenho tempo. Costumo deixar as imagens de cada post prontas no fim de semana ou quando tenho tempo, porque é mais fácil para escrever em qualquer lugar que depender das fotos no notebook, ou de algum programa de edição né?

Resumindo: pense nas ferramentas que você usa para blogar, e organize-as tanto como puder. Não se martirize tentando organizar tudo! Faça o que for possível, focando no que for mais importante para você, e notará a diferença.

E você? Tem alguma dica de organização para blogar?


3 comentários:

Nina Dantas disse...

Ah, eu estou em dia com todas essas dicas! A grande vantagem de ser uma virginiana típica é que a organização é um lance bem natural. Uma dica que eu acho válida é limpar periodicamente a lista "Editar Postagens" do blogger e excluir àquelas que não foram e nem serão publicadas. Assim, fica mais fácil editar as postagens antigas quando for necessário. Além do mais, a gente fica sabendo realmente quantas postagens já foram ao ar no blog. Beijos, lindona! Ótimo fim de semana pra ti.

Dani Cristina disse...

Eu assinei alguns e até me esqueci KK
Nem entro pra ver, só vejo no meu email mesmo...

Delineado Vult Azul Turquesa Neon
www.cerejasenvenenadas.com

Sâmia Hellen disse...

Oi flor, ameei seu blog!
Já estou seguindo, segue de volta?
www.samiahellen.blogspot.com

bjs

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...